2 de setembro de 2009

Coloque um botão de Retweet no template do Blogger


Uma forma de saber como seus posts estão se saindo na tuitersfera pode ser feito através de um recurso simples adicionado estrategicamente em seu blog. Por isso, nada mais sábio do que unir o seu blog ao Twitter.

O Twitter está se espalhando pelo mundo como uma febre. A cada dia, milhares de pessoas se “contaminam” e este microblog, devido ao seu crescimento assombroso, está se tornando uma das mais importantes formas de compartilhamento de conteúdo da internet.

O Retweet consiste basicamente em repetir o tweet de outra pessoa, mas reconhecendo essa mesma pessoa como a fonte de informação. Embora pareça não fazer muito sentido repetir informação que outra pessoa já escreveu, temos que ter em conta que as pessoas que nos estão a seguir não são necessariamente as mesmas que estão a seguir a pessoa que escreveu o tweet original e por tanto ainda o desconhecem. Fonte: Pmol blog

Agora que sabemos o que é um Retweet e qual é a sua importância, pois a gama de pessoas que ele pode alcançar vai muito além dos nossos seguidores, podemos utilizar esse recurso como uma ferramenta de divulgação dos nossos posts. Com um botão de Retweet no blog, podemos ter uma ideia desse processo, pois ele nos mostra quantas vezes um post foi "Retuitado".

A instalação é relativamente fácil e rápida. Vamos dividí-la em duas etapas:

1ª Etapa - Escolhendo o local no template

Observe a posição em que o botão de Retweet irá aparecer no template, através das imagens que utilizei como exemplo. Logo abaixo de cada uma, encontra-se o código em Html correspondente.

Opção 1 - A direita do post

<div style="float:right;padding:4px;">
<script type="text/javascript">
tweetmeme_url = '<data:post.url/>';
tweetmeme_source = 'seu_login_twitter';
</script>
<script type="text/javascript" src="http://tweetmeme.com/i/scripts/button.js"></script>
</div>

Opção 2 - A esquerda no post

<div style="float:left;padding:4px;">
<script type="text/javascript">
tweetmeme_url = '<data:post.url/>';
tweetmeme_source = 'seu_login_twitter';
</script>
<script type="text/javascript" src="http://tweetmeme.com/i/scripts/button.js"></script>
</div>

Opção 3 - Compactado a direita do post

<div style="float:right;padding:4px;">
<script type="text/javascript">
tweetmeme_style = 'compact';
tweetmeme_url = '<data:post.url/>';
tweetmeme_source = 'seu_login_twitter';
</script>
<script type="text/javascript" src="http://tweetmeme.com/i/scripts/button.js"></script>
</div>

Opção 4 - Compactado a esquerda do post

<div style="float:left;padding:4px;">
<script type="text/javascript">
tweetmeme_style = 'compact';
tweetmeme_url = '<data:post.url/>';
tweetmeme_source = 'seu_login_twitter';
</script>
<script type="text/javascript" src="http://tweetmeme.com/i/scripts/button.js"></script>
</div>

2ª Etapa - Instalando o botão de Retweet no template

Antes de mais nada, é sempre bom lembrar que você deve fazer o backup do seu template atual. Dentre as opções dadas acima, escolha a que mais te agrada e se adéque ao template do seu blog. Copie o código e altere o que está em vermelho pelo seu login no Twitter.

Agora vá em Layout -> Editar HTML e marque a opção "Expandir modelos de widgets". Com o auxílio do Crtl+F encontre o seguinte trecho:
<div class='post-header-line-1'/>

Logo abaixo a esse trecho, cole o código que você escolheu. Pronto! O botão está instalado. Visualize e se tudo estiver certo, salve.

Observação 1: Caso você não encontre o trecho <div class='post-header-line-1'/> procure por <data:post.body/> e cole o código escolhido ACIMA dele.

Observação 2: Se você utiliza como template os modelos clássicos do Blogger, deve fazer uma pequena mudança nos códigos sugeridos. Altere <data:post.url/> para <$ BlogItemPermalinkURL $>. Procure por <$ BlogItemBody $> e cole ACIMA dele o código modificado. Salve e estã pronto.

Aproveitando o ensejo, convido todos a seguirem o Blogger na Web no Twitter e "Re-tuitarem" os nossos posts.

Até a próxima.

Via: Blogger Widgets

35 comentários:

  1. Apesar de não entender nada do Twitter vou colocar e vê o que acontece kaka
    Abraços.
    Estou igual a cego no tiroteio

    ResponderExcluir
  2. @Principe Encantado, essa confusão é até normal no início. Quando comecei eu também ficava perdido, mas depois a gente vai pegando o jeito. Se quiser, posso te dar algumas dicas.

    Grande Abraço.

    Idenaldo

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Estava procurando esse código. Possivelmente vou usá-lo.
    Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amigo, já sei a quem recorrer, rs.Todos os dias há um post novo lá em meu blog ficarei honrado com sua presença.
    "A verdadeira gentileza é perfeito conforto e liberdade. Ela simplesmente consiste em tratar os outros exatamente como você adoraria ser tratado".
    Tenha um excelente final de semana.
    Obrigado pela visita e volte sempre.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. Gostei! Combinou com as cores do meu blog além de ser bem prático.
    Valeu!

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir
  6. Morro de medo de mexer com o Template.. Rs

    Mas parece bem fácil! Vou fazer tudo direitinho, espero que consiga.

    Ótima dica!!!! Obrigada!!!


    Beijocas! =)

    ResponderExcluir
  7. Nem tenho o que comentar!

    Obrigada! A explicação foi perfeita, consegui de logo de cara! Hehehehe..

    Abraço! =)

    ResponderExcluir
  8. Oi! Vim parar aq procurando por "como colocar ícones no blogger" qria colocar ícones diferentes ao lado de títulos das postagens. Qria colocar ícones tb de minhas redes sociais na sidebar.
    Até ag ñ achei em lugar nenhum algo q ensine adequadamente. :/
    Q hard...Help me?

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. @Junior, fico feliz que tenha encontrado aqui o que procurava. Volte quando quiser a nos visitar. Será sempre bem vindo!

    Grande abraço!

    @Príncipe, acima de tudo é sempre bom fazer uma nova amizade, não é? Já te considero um amigo e sempre irei visitar teu blog para prestigiá-lo.

    Abraço forte!

    @Marco, fico feliz em saber que tudo combinou com as características do teu blog. Te fiz uma visita e o parabenizo pelo excelente blog.

    Grande abraço!

    @Sara, bom saber que tomou coragem, arriscou e deu certo a instalação desse hack. Teu blog está cada minha melhor, minha amiga.

    Grande abraço para você também!

    @ғ0rgəт, posso te ajudar sim. Gradativamente podemos ir instalando o que você deseja. Dê uma olhada nos outros post do blog e se não encontrar o que deseja, posso te indicar alguns widgets de outros blogues.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Idenaldo!
    Êbaa! Q bom q vai me ajudar! *-*
    Muito obrigada pela companhia! Me sinto honrada.

    Vou dar uma olhada e dps postarei as dúvidas!
    :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ai, Idenaldo, eu olhei um montão d posts daq e ñ achei nd q responde minha dúvida ñ :/

    Já desisti d colocar ícones ao lado dos títulos das postagens.
    Agora qria só colocar na sidebar. Das redes sociais.

    Vc ñ sabe?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. @ғ0rgəт, quanto as dúvidas que me perguntou, acredito uma já podemos sanar. Encontrei no blog Cuidad Blogger, neste post: Ícones nos títulos dos posts, apesar de ser em espanhol, a instalação é relativamente fácil de ser feita.

    Qualquer dúvida vc me fala, tá bom?

    Parabens pelo blog.

    Beijos... Tenha uma excelente semana.

    Idenaldo

    ResponderExcluir
  13. Qu ebom que tem para o blogspot vou testar!
    ABraço!

    ResponderExcluir
  14. Legal, consegui instalar esse botão no "Advocacia do rock" mas tentei instalar o Social Bookmarks e não consegui qual seria o problema.

    Será que é o template do meu blog? Idenaldo dá uma passada no "Advocacia" e veja se o problema é esse?

    Abraço, vou voltar sempre pra conferir as novidades.

    ResponderExcluir
  15. Ficou perfeito. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Ola!!!estou te seguindo,tenho twitter tb e vou entrar nessa,preciso q meu blog seja bem divulgado,afinal defendo a classe(rsrsrrs)Brigadão,bjos de luz no seu coração

    ResponderExcluir
  17. Idenaldo, não sei porque o meu botão de retweet só aparece na página principal :(

    ResponderExcluir
  18. @avelino, é bom mesmo, hein. Mão na roda para nós.

    @tiago, às vezes alguns códigos não funcionam para alguns tipos de templates. É chato isso, mas é preciso procurar mais na net para encontrar códigos compatíveis.

    @rascunho, fico feliz em saber que deu certo.

    @olhos d'Água d'Oxum, obrigado pelos cumprimentos. Bom saber que você é mais uma militante que defende a blogosfera. Beijos no seu coração também.

    @luma, fui no seu blog e o botão de retweet está nas outras páginas também. A diferença é que ele está nos rodapés das postagens. Eu não consegui identificar o erro.

    ResponderExcluir
  19. Se acessar o link permanente da postagem, vai ver que ele some do rodapé :( porém os outros botõezinhos que estão inseridos à seu lado ainda permanecem.

    Mesmo assim, obrigada por tentar me ajudar! Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  20. Muito bom!! Já incorporei ao meu!!
    Vou seguir seu blog!

    ResponderExcluir
  21. Olá, bom dia. Parabéns pelo Blog. Coloquei o código no meu blog e funcionou. Porém, na minha postagem mais recente, ficou aparecendo um erro no lugar do twitter. Nos outros posts segue tudo certo. E instalei este novo template e a data sumiu. Não sei o que fazer.

    Novamente, parabéns. Meu blog é o http://mundodosalo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Grande dica eu já deveria ter colocado este botão! Mas ontem ganhei um RT de uma pessoa famosa ai vim procura o seu blog pega pega essa dica! valeu!

    ResponderExcluir
  23. keria deixar meu super muito obrigado à esse blog.
    tentei de 1ª e foi.
    valeuzão!
    abraço.

    ResponderExcluir
  24. Muito bem explicado, fiz no meu blog e funcionou perfeitamente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  25. Nâo sei o que acontece com o meu, na hora que eu clico em VISUALIZAR eu consigo de boa. Mas quando eu salvo, sai! :/

    Eu sei que o problema sou eu, porque eu não entendo muito de códigos, mas o que pode ser?!

    Beijos,
    Becky

    ResponderExcluir
  26. @Becky, seria necessário fazer uma análise mais aprofundada nos códigos do seu template. Como você mesma pode ter percebido, o código funcionou na maioria dos templates dos leitores do BW, que fizeram essa incorporação. Recomendo que refaça os procedimentos novamente e se atente para algum detalhe que tenha esquecido. Talvez seja isso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Gostei das idéias, vou lá aplicá-las!
    tks,
    Carol Novaes

    http://coisinhasdafamilia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. nossa meu amigo isso ficou maravilhos em meu blog olha adorei meus parabéns pela sua didatica otimo blog esse seu também

    ResponderExcluir
  29. Ae muito boa a dica...

    porem nao pareçe no google chrome

    http://blog-disnomado.blogspot.com/

    flw

    ResponderExcluir
  30. Grande ajuda amigo!!

    Como eu faço para colocar no rodapé das postagens?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Ahh , obrigada :D
    Tava querendo por no meu blog e consegui !
    Parabéns !

    BeiJos :*

    ResponderExcluir

LEIA AS REGRAS COM MUITA ATENÇÃO:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Comentários com CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão aceitos;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.