20 de fevereiro de 2012

Novo no Facebook? Leia Esse Pequeno Guia Prático!



O Facebook está tão presente em nossas vidas que fica impossível de imaginar alguém que não tenha contato com essa rede social da internet. Mas a realidade não é assim, existem pessoas que ainda não estão aproveitando esse portal de socialização. Por isso, vamos dar algumas dicas para aqueles que estão se aventurando pela primeira vez.

01 - Se eu não quiser que todos os usuários do Facebook vejam os meus comentários, as minhas fotos, meus vídeos e/ou meus links compartilhados, o que tenho que fazer?

Se não for feita nenhuma opção, a publicação estará aberta a todos os usuários da rede social. Mas é possível restringi-la a diversos níveis - uma rede de amigos, parte dela - ou mesmo escolher a si próprio como o único indivíduo a enxergar o conteúdo divulgado.

02 - O que acontece quando um amigo é excluído de um grupo de relacionamentos?

Ele não perceberá que o vínculo acabou. Acionado o recurso de exclusão - clique em "amigos" e "desfazer amizade" -, o Facebook apenas avisa, por precaução, que o ex-amigo continuará a receber todos os conteúdos publicados por quem o excluiu, a menos que seja bloqueado. Do lado de cá, ele apenas sumirá do radar.

03 - Como criar grupos no Facebook, como os de uma classe da escola ou de uma turma do trabalho?

Na página principal, basta clicar na seção Grupos, visível na parte lateral à esquerda. Nela, é possível publicar textos, fotos ou vídeos, além de agendar eventos - ou cenas barbárie. A pancadaria que terminou com mais de setenta mortos em um estádio de futebol no Egito foi alimentada pelos Facebook.

04 - O uso de nomes falsos é permitido?

Não, embora seja impossível o controle total. Caso encontre algo suspeito, pode-se enviar uma denúncia, que será avaliada, posteriormente, pela empresa. No Brasil, a prática pode ser caracterizada como crime de falsidade ideológica. Confusões são comuns.

Em novembro, o escritor Salman Rushdie teve sua conta desativada porque cismaram que não era o próprio - depois de comprovada a veracidade, o Facebook permitiu que ele voltasse, mas à revelia trocou o nome do perfil do autor de Versos Satânicos para Ahmed Rushdie, como aparece em seu passaporte. Salman chiou, fez denúncias pelo Twitter e ganhou a briga.

05 - Qualquer tipo de conteúdo pode ser publicado, sem censura?

Em termos. Apesar do Facebook garantir a seus adeptos liberdade sobre o conteúdo publicado, há casos de pessoas que tiveram o perfil eliminado ou publicações apagadas por violar, segundo a empresa, os termos de uso do site.

Em fevereiro de 2011, o artista dinamarquês Frode Steinicke foi excluído por exibir em seu perfil o quadro A Origem do Mundo, que mostra o órgão sexual de uma mulher, pintado em 1866 pelo francês Gustave Coubert e exposto no Museu d´Orsay, em Paris. Posteriormente, a conta foi reativada - sem a reprodução da tela do pintor para lá de realista.

06 - Aceitam-se aplicativos de cunho sexual ou pornográfico?

Os criadores e responsáveis por construir aplicativos são submetidos às mesmas regras aplicadas a todos os outros usuários. Fica proibido, portanto, todo conteúdo ofensivo. Aos pais: menores de 13 anos não podem abrir conta no Facebook (embora assim, inventando data de nascimento).

Fonte: Revista Veja - Edição 2255 - Ano 45 - n. 6 - 08/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA AS REGRAS COM MUITA ATENÇÃO:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Comentários com CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão aceitos;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.