6 de julho de 2009

Dicas para usar o Twitter


Falar de um assunto que todos já sabem o que é e como funciona, seria quase que dar um tiro no próprio pé. Afinal, este blog que tem a intenção de divulgar ideias e novidades cibernéticas. Entretanto, sempre acontece algo que faz o velho ficar novo, não é mesmo? Quando isso acontece, temos que aproveitar a oportunidade. Sempre tem gente nova por ai no cyber espaço e dar uma mãozinha é sempre bom.

Já estava quase desistindo de fazer um post que falasse sobre o Twitter. A princípio queria fazer algo básico, apenas para mostrar que o nosso blog está antenado com as novidades que surgem no universo virtual (O Twitter não é tão novo assim) ou o que está em mais evidência.

Atualmente o que mais se tem falado é no tal do Twitter. Twitter pra cá, Twitter prá lá. Tem em todo lugar e todo mundo (ou a maioria) das pessoas que mexem com internet, seja para trabalhar ou para se divertir/descontrair tem o seu perfil no site do passarinho azul.

Fazendo uma varredura em alguns sites, encontrei essa no portal G1. Achei muito interessante e ela me motivou a escrever este post.

O serviço de microblog Twitter venceu a 13ª versão do Webby Awards, considerado o “Oscar” da internet, como o principal acontecimento do universo virtual em 2008. “Com crescimento de 900% somente no ano passado, o site segue os passos de outros vencedores do passado, como YouTube, MySpace e Flickr”, diz o comunicado da premiação, divulgado nesta terça-feira (05/06).

Depois de ler essa notícia, na qual o prêmio reconhece o aumento significativo (900%) que o Twitter teve em 2008, seria quase que impossível não falar a respeito desse "blockbuster cibernético".

Pegando as sábias palavras de Renato Russo, vamos ao "mais do mesmo".

1 - O que é twitter?

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado.

2 - Como me cadastro e uso o Twitter?

O primeiro passo é fazer o seu cadastro no site, criando a sua conta e, conseqüentemente, dando origem ao seu perfil. Feito isso, vá em “settings” para fornecer informações que serão mostradas para outros usuários. Estes dados são bem básicos como, por exemplo, endereço de seu site (caso tenha), uma descrição sucinta de sua biografia e também, a opção de colocar uma foto ou imagem para ser o seu avatar, entre outros.

Em seguida, vá até sua página inicial (Home), lá você encontrará o espaço destinado a usar até 140 caracteres para enviar suas mensagem e com o objetivo de responder a pergunta: “What are you doing?” (O que você está fazendo?). Neste local você escreve o que quiser, literalmente. Pode ser informações relevantes como notícias, dicas, sugestões e até mesmo o que pode ser considerado como banal para alguns. Vocé é livre para escrever o que quiser.

3 – Seguindo e sendo seguido no Twitter

O sistema do Twitter para se relacionar com outras pessoas é bem simples. Talvez esse seja um dos motivos de tanto sucesso do site, digo um dos motivos, pois tentar entender o porquê da febre em cima dele é simplesmente impossível.

Folowing são os usuários do Twitter que você segue, ou seja, toda vez que um deles responder a pergunta “What are you doing?”, você receberá a mesma mensagem na sua página inicial. Por isso, escolha bem quem quer seguir e também a quantidade, pois caso contrário, você pode perder o controle com tantas informações.

Followers são todos aqueles que te seguem. Cada vez que você escrever uma mensagem na sua página, eles receberão nas deles também. Você pode mandar uma mensagem para todos e também para um seguidor em especial, para isso basta digitar @ (arroba) no início da sua mensagem, ficando assim: @twitterdapessoa. Com esse recurso, você direciona a mensagem para um indivíduo em particular.

4 – Alguns recursos do site
Bom, você já fez o seu cadastro, já tem o seu perfil. Agora é entender o que fazer e os recursos existentes no site.

Updates: são as atualizações que você faz em seu Twitter.
Favorites: Marcamos ai as mensagens (tweets) que mais gostamos.
Replies: são as mensagens enviadas pelos nossos seguidores direcionadas a nós.
Direct messages: são as mensagens enviadas seceretamente, apenas você e o destinário conseguem ler. O inverso também pode ser feito.

5 – Expressões usadas na Twittosfera

Segue abaixo, algumas definições e expressões usadas da twittosfera, usadas pelos twitteiros.
# ou hashtags: No Twitter o emprego do símbolo # (também chamado de hashtag) antes de uma palavra serve para identificar o assunto do tweet.
@ (arroba): Símbolo usado antes do nome de algum usuário para direcionar a mensagem a ele ou para se referir a ele.
Baleiar: Verbo criado a partir das sucessivas vezes em que o Twitter saía do ar e no lugar aparecia a imagem de uma baleia. Sinônimo aproximado de “sair do ar”.
Fail Whale: Baleia simpática que costuma aparecer quando o Twitter sai fora do ar.
Follow: termo em inglês que significa “seguir” alguém.
Follower: termo em inglês para “seguidor”, ou seja, todos os contatos que acompanham as atualizações de alguém.
Following: Termo em inglês para “seguindo”, ou seja, todos os contatos que são acompanhados por alguém.
Twerd: Um twitteiro nerd (por exemplo, alguém que contribui para um dicionário de termos do Twitter)
Twitiqueta: Twitter + Etiqueta: as regras relativamente não escritas de conduta no Twitter
Atwração: Paixão (intelectual ou física) por um amigo twitteiro.
Egotwistico: tendência a falar excessivamente sobre si mesmo no Twitter.
RT (Retwitting): Ttwittar conteúdo postado por outros usuários. (Outras variações: ret., retwitt).
Twammer: Twitter + spammer (alguém que segue muitas pessoas e posta atualizações com links para sites de spam).
Twídia: - mídia com presença no Twitter
Tweet ou twittada: Nome dado a cada mensagem postada no Twitter.
Twittar: Verbo, ação ou efeito de postar alguma coisa no Twitter.
Twitteiro: Usuário do Twitter.
Tweme: meme no Twitter.
Twequilíbrio: Quando o número de followers e following é praticamente o mesmo.
Twerminologia: O estudo da terminologia do Twitter.
Twewbie: Um novato no twitter (newbie)
Twittervista: Entrevista feita através do twitter
Twirtar: A arte de flertar através do Twitter
Twitteratura: Literatura no Twitter
Twistórico: O conjunto de atualizações de um determinado usuário.
Twinfluenciador: Um usuário do twitter que influencia outras pessoas.
Twitterholic: Viciado em Twitter
Twittersação: Conversação realizada através do Twitter.
Twitterverse, Twittersphere ou twittosfera: O conjunto de todos os twitteiros, como na blogosfera.
Twincidência: quando uma coincidência acontece no Twitter, como no caso de dois ou mais usuários postarem sobre a mesma coisa simultaneamente.
Track: Ferramenta do Twitter que permite acompanhar determinadas tags do Twitter por ferramentas como Google Talk ou celular. Para parar de acompanhar alguma tag, é preciso usar o código untrack. (Fonte: Códigos blogs / Twitter Brasil)

6 – Algumas dicas para se manter em alta no Twitter:

Atualizações: Faça o máximo de atualizações, mas não de forma desenfreada. Poste coisas interessantes que aguce a curiosidade dos seus seguidores e se for falar de coisas corriqueiras, faça isso de uma forma criativa e inteligente, assim as pessoas não vão te achar um mala sem alça.

Links: Se você tem algum site, blog, fotologs e vez ou outra coloca coisas legais nele, é interessante você fazer links das suas atualizações, mas nada de exagero, propaganda demais espanta twitteiros.

Cuidado: Mantenha a língua afiada, mas tome cuidado, apesar de você poder falar à vontade, seja para desabafar ou criticar, respeitar as pessoas vale tanto no meio real como virtual. Como dizem os indianos, palavras ao vento formam tempestades, o mesmo vale para o twitter.

Intercâmbio: Responda os replies e direct messages que te enviam e comente as twittadas alheias, assim você não passara a impressão de ser uma pessoa anti-social.

Pois é, essas foram apenas algumas "twittada" desse Twewbie que está descobrindo mais sobre a Twerminologia e a cada dia mais introduzido na twittosfera.

Um comentário:

  1. Idenaldo.
    adorei tei site.bh usei um monte de coisas no meu blog..
    tu explicas tudo muito claro..
    obrigada por dividir teu conhecimento com a gte
    bjo

    ResponderExcluir

LEIA AS REGRAS COM MUITA ATENÇÃO:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Comentários com CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão aceitos;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.